"Educar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais...Entendo assim a tarefa primeira do educador: Dar aos alunos a razão para viver”.
RUBEM ALVES

terça-feira, 17 de julho de 2012

DOAÇÃO DE COBERTORES PARA A COMUNIDADE


Como já vem ocorrendo nos últimos anos, a EMEF Irmã Maria Catarina mais uma vez recebeu uma doação de 119 cobertores dos funcionários do Banco do Brasil. Os mesmos foram repassados aos moradores da comunidade, nesta segunda-feira (16/07), como forma de minimizar as dificuldades enfrentadas por algumas famílias nestes dias de inverno intenso. A comunidade escolar agradece imensamente aos funcionários pelo gesto de colaboração e fraternidade e espera ter contribuído com esta iniciativa tão nobre. Compartilhamos algumas fotos quando da entrega destes.

ARTE COM RETALHOS EM EVA


Quando nossa imaginação toma forma visível, palpável, colorida, alegre ou casual estamos depositando nesta criação nossa essência mais ínfima que ao olhar de cada espectador torna-se única e seu sentido define-se em cada olhar. Estamos falando do ato criador e da obra de arte finalizada quando encontra o olhar do outro.
E é nesse novo olhar que a imaginação permite ao ser humano conceber situações, fatos, ideias e sentimentos que se realizam como imagens internas a partir da articulação da linguagem visual.
Podemos conhecer arte e tornarmo-nos artistas num simples ato de juntar fragmentos de materiais que ora iria parar no lixo e poluir o meio ambiente. Assim, ao mesmo tempo em que reciclamos, preservamos e embelezamos, também estamos instruindo e desenvolvendo a habilidade do pensar e do criar .
Os retalhos de EVA que iriam para o lixo, por sorte esbarram nas mãos habilidosas de crianças que o transformam, criando figuras e imagens que marcam momentos, sentimentos, emoções vividas ou por viver, com significado único para cada um.
Profª Teresinha Motta Medeiros
Turmas: 7º anos A e B

PROJETO TRILHAS

A equipe de professoras da Secretaria de Educação (SME) da Prefeitura Municipal de Passo Fundo, apresentou no dia 27/06 aos coordenadores e diretores das escolas municipais, o projeto Trilhas, do Governo Federal. A intenção desse projeto é qualificar o ensino da leitura, da oralidade e da escrita nas escolas públicas do Brasil.
Na presença de cerca de 70 educadores, que posteriormente organizarão formações sobre o assunto em suas respectivas escolas, a secretária de Educação, professora Vera Vieira, detalhou que essa ação é uma iniciativa do Ministério da Educação e do Instituto Natura, visando criar oportunidades para que crianças em processo de alfabetização, 1º e 2º anos, tenham maior acesso à literatura infantil. O Trilhas está inserido no programa de metas do Governo “Todos pela Educação”, que traz como prioridade alfabetizar todas as crianças até oito anos.

Aproveitando o momento, os professores conheceram e também receberam informações de como trabalhar com os alunos, o material do projeto que foi encaminhado às suas escolas. São duas caixas, uma com dez jogos didáticos e dois kits, sendo um sobre gêneros narrativos e outro sobre poesias, ambos com várias atividades que farão parte do cotidiano dos alunos; e outra caixa contendo 20 livros de autores renomados, dentre eles Vinícius de Moraes, Ruth Rocha, e Sérgio Capparelli. Nossa escola estava presente para receber seu kit. Este, com certeza,  caracteriza-se como um material que muito auxiliará os alunos na alfabetização.
Acontecerão ainda mais dois encontros de formação do Projeto Trilhas entre a equipe da coordenadoria de Educação da SME, e os coordenadores e diretores das escolas municipais.
   

quarta-feira, 11 de julho de 2012

GRIPE H1N1


Inverno exige cuidados com a gripe A/H1N1, alerta Ministério da Saúde


O quadro ao lado apresenta as diferenças entre gripe e resfriado:
 
Em vários municípios, percebem-se casos de gripe H1N1. Este é um fator que preocupa a todos. O Ministério da Saúde alerta a população sobre o assunto. As escolas devem redobrar os cuidados, mantendo as portas e janelas abertas,  orientando os alunos na prevenção e encaminhando aos órgãos responsáveis os casos suspeitos.
Maiores esclarecimentos quanto à gripe, estão no site: http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2012/06/inverno-exige-cuidados-com-gripe-h1n1-alerta-ministerio-da-saude.html