"Educar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais...Entendo assim a tarefa primeira do educador: Dar aos alunos a razão para viver”.
RUBEM ALVES

terça-feira, 17 de julho de 2012

PROJETO TRILHAS

A equipe de professoras da Secretaria de Educação (SME) da Prefeitura Municipal de Passo Fundo, apresentou no dia 27/06 aos coordenadores e diretores das escolas municipais, o projeto Trilhas, do Governo Federal. A intenção desse projeto é qualificar o ensino da leitura, da oralidade e da escrita nas escolas públicas do Brasil.
Na presença de cerca de 70 educadores, que posteriormente organizarão formações sobre o assunto em suas respectivas escolas, a secretária de Educação, professora Vera Vieira, detalhou que essa ação é uma iniciativa do Ministério da Educação e do Instituto Natura, visando criar oportunidades para que crianças em processo de alfabetização, 1º e 2º anos, tenham maior acesso à literatura infantil. O Trilhas está inserido no programa de metas do Governo “Todos pela Educação”, que traz como prioridade alfabetizar todas as crianças até oito anos.

Aproveitando o momento, os professores conheceram e também receberam informações de como trabalhar com os alunos, o material do projeto que foi encaminhado às suas escolas. São duas caixas, uma com dez jogos didáticos e dois kits, sendo um sobre gêneros narrativos e outro sobre poesias, ambos com várias atividades que farão parte do cotidiano dos alunos; e outra caixa contendo 20 livros de autores renomados, dentre eles Vinícius de Moraes, Ruth Rocha, e Sérgio Capparelli. Nossa escola estava presente para receber seu kit. Este, com certeza,  caracteriza-se como um material que muito auxiliará os alunos na alfabetização.
Acontecerão ainda mais dois encontros de formação do Projeto Trilhas entre a equipe da coordenadoria de Educação da SME, e os coordenadores e diretores das escolas municipais.
   

Nenhum comentário: