"Educar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais...Entendo assim a tarefa primeira do educador: Dar aos alunos a razão para viver”.
RUBEM ALVES

Informática Educativa


  Childsplay


Childsplay oferece uma série de joguinhos muito intuitivos capazes de educar enquanto diverte.Os desenvolvedores uniram de maneira criativa diversos jogos e passatempos com conceitos educativos. Você vai encontrar jogos da memória tradicionais e outros movidos apenas pelo som, programas de tabuada, quebra-cabeça, relacionamento de sons e imagens, introduções de teclado e jogos que ajudam a desenvolver a escrita.Cada um deles foi desenvolvido para uma faixa etária diferente e você poderá encontrar todas as instruções de cada jogo nas suas informações. A maioria deles irá pontuar os acertos de quem joga e alguns irão se tornando mais difíceis à medida que você avança. Todas as suas opções são baseadas em desenhos e evitam a escrita para facilitar a compreenção pelas crianças.

Sebran


Sebran, também conhecido como Sebran´s ABC é um completo jogo traduzido para vários idiomas, que conta com inúmeras utilidades para que as crianças de 3 a 6 anos aprendam brincando.
Dentre os mini-jogos oferecidos por Sebran para seus pequenos usuários, podemos destacar os de aprender a associar palavras com desenhos, de somar, subtrair ou multiplicar, de desenhar, de adivinhar a primeira letra de uma palavra incompleta (relacionada com um desenho), de memorizar, jogo da forca, chuva de letras, etc.
O objetivo de Sebran é servir de reforço ao aprendizado dos conceitos básicos da matemática, leitura e escrita. No entanto, também pode ser um ótimo recurso para que as crianças se familiarizem como o PC.
Além disso, Sebran conta com um ambiente gráfico agradável e pode ser baixado totalmente grátis.

 

Jogos matemáticos

O site IXL oferece uma grande variedade de jogos matemáticos organizados por categoria e de acordo com o nível dos alunos, tornando a prática da matemática divertida com atividades desafiadoras e estimulantes.

________________________________________________________

Mouse nas mãos miúdas

Fonte: Mestres em redes - acessado em 11/11/11.
Mouse nas mãos miúdas:
Saiba como incluir o uso do computador de maneira adequada na rotina da garotada do pré-escolar.

Já ouvi muito discurso de educadores sobre a idéia de que computador na escola só deve ser usado como ferramenta pedagógica a fim de proporcionar aprendizagens às crianças. Quando o assunto está presente no currículo da pré-escola, ainda pairam muitas dúvidas – inclusive na cabeça dos pais. Muito perguntam: será que a máquina é realmente útil ou, no fim das contas, acaba virando mais um brinquedinho nas mãos da gurizada?

Pesquisando sobre o assunto, encontro uma matéria de Fernanda Salla, da Revista Nova Escola, página 43, de dezembro de 2010, onde a revista consultou especialistas, que responderam a dez perguntas sobre o tema, a qual transcrevemos na íntegra.

1 - Por que os pequenos devem usar o computador?

Primeiro porque é papel da escola apresentar os elementos do mundo em que vivemos e ensinar como interagir com eles. Segundo porque, ao planejar trabalhos com o computador na pré-escola, o educador permite que a turma desde cedo acesse diversas manifestações da linguagem. Segundo Maria Virgínia Gastaldi, formadora de professores do Instituto Avisa Lá, em São Paulo “O importante é esquecer de que a tecnologia tem de ser usada para expandir conhecimentos. Não vale usá-la de maneira gratuita”.

2 – Qual deve ser o foco do trabalho com as crianças?

Por ser uma ferramenta para ajudar na ampliação dos saberes (e não o objeto da aprendizagem), a máquina deve ser incluída na rotina para a realização de pesquisas na Internet, o desenvolvimento de projetos ou para o uso de jogos que tenham como tema algum conteúdo que esteja sendo explorado no momento, dentre outras possibilidades. Não faz nenhum sentido reservar um tempo para aulas de informática a fim de ensinar como usar o mouse ou identificar os símbolos. Enquanto praticam a escrita do nome próprio, por exemplo, todos aprendem a operar o aparelho.

3 – É fundamental garantir uma máquina para cada criança?

Não. O ideal é ter uma em cada sala. No caso de existir uma sala de informática ou então somente um aparelho na escola, os educadores têm de organizar um cronograma para garantir que todas as crianças tenham acesso. Assim, a atividade não será encarada como algo que ocorre raramente e, por isso, desperta ansiedade ou então se torna o centro das atenções da criançada. Porém, mais do que isso, a escola tem de se preocupar em integrar a tecnologia à aprendizagem, ou seja, fazer do computador um componente rotineiro para o grupo.

4 – Como lidar com quem nunca teve acesso à informática?

Mesmo para essas crianças, não é necessário fazer uma apresentação formal. O educador é sempre a referência para a turma. Então, basta que, ao começar uma atividade qualquer, ele explique os objetivos e descreva o que está fazendo. A tecnologia faz parte da cultura contemporânea e a escola é responsável por fazer com que a criançada tenha acesso a ela. Um trabalho bem feito beneficia a todos.

5 – Os pequenos podem brincar com o computador?

Sim, desde que as brincadeiras não sejam passatempos, atividades que não se refletem em aprendizagens. O educador tem de eleger jogos e programas interativos que agreguem o trabalho com os conteúdos didáticos explorados na pré-escola.

6 – Quais as características de um bom jogo online?

Tal como um jogo de tabuleiro, ele precisa desafiar os pequenos a colocar em cena seus conhecimentos, assim como apresentar novas informações para desafiá-los. Modelos que apresentam questões a serem respondidas e depois simplesmente revelam certo ou errado, sem justificativas, por exemplo, não são interessantes.

7 – O educador precisa dominar informática?

Não, mas é imprescindível estudar antes o que vai ser apresentado para a criançada, tanto para saber se o material tem qualidade didática como para planejar os encaminhamentos. No caso do uso da internet para fazer pequenas pesquisas, é preciso cuidar para que a turma não acesse sites inadequados para a faixa etária ou pouco confiável, que podem fornecer informações de qualidade duvidosa.

8 – Qual o tempo ideal de uso da máquina por dia?

Não existe uma medida-padrão. O importante é balancear essa atividade em relação a outras típicas da Educação Infantil, como a roda de leitura.

9 – Ter acesso à internet é fundamental?

Embora não seja obrigatório, é difícil conceber um computador que não esteja conectado à rede mundial hoje em dia. Ela é uma ótima fonte de pesquisa e o acesso está cada vez mais fácil para a população. No mais, a interação virtual é um aspecto que deve ser apresentado às crianças e estimulado. É muito enriquecedor mostrar possibilidade de buscar informação em lugares que muitas vezes estão longe de onde a criançada vive.

10 – É válido usar programas para desenhar?

Sim, para que a turma conheça outra forma de criar desenhos. “Porém um equívoco muito comum é imprimir os trabalhos”, diz Silvana Augusto, formadora do Avisa Lá. É um gasto desnecessário de material e, transferindo a produção para o papel, o educador limita as possibilidades de uso da máquina. Por exemplo, propor que as crianças alterem o material para usá-lo em outros projetos.
FERRAMENTA PESQUISA

Ensinar aos alunos a pesquisar corretamente é fundamental. Escolher um tema e fazer uma pesquisa não é o suficiente, devemos orientar na busca dos temas e perguntas, mostrar recursos de pesquisas e direcioná-los às fontes seguras para se obter um resultado satisfatório.
A habilidade de encontrar informações e interpretá-las deve ser desenvolvida já no ensino fundamental para que essa prática aperfeiçoe a apresentação do ponto de vista do aluno sem que seja apenas uma prática de copiar e colar uma informação.
Para facilitar e organizar o aprendizado do processo da pesquisa o aluno deve seguir pelo menos esses seis passos básicos a seguir:

 1- Definir o Tema ou Pergunta
Definir o tema de estudo, criar uma pergunta ou situação problema, isso é definido pelo próprio professor ou deixar livre ao aluno.

 2- Encontrar fontes seguras
Sites indicados pelos professores ou de instituições educacionais, livros educacionais, artigos publicados, entrevistas de especialistas, não utilizar somente um site de busca como recurso da pesquisa, etc.

 3- Interpretar as informações encontradas
Interpretar tudo o que foi lido durante a pesquisa, escolher informações que são necessárias para desenvolver o conteúdo do trabalho.

 4- Desenvolver a produção escrita
Fazer esquemas dos conteúdos e organizar os conhecimentos adquiridos para fazer um aprofundamento do tema da pesquisa, não copiar, mas sim explicar com as próprias palavras, interpretação das informações

 5- Publicar ou expor em forma de amostra ou apresentação
Mostrar os resultados em publicações, debates, palestras, murais, seminários, apresentação em vídeos ou slides

6- Apresentar a bibliografia utilizada.
Apresentar ao final da pesquisa todas as fontes consultadas, ou seja, lidas, exemplos: livros, sites, enciclopédias digitais, bibliotecas virtuais, revistas, artigos, etc.

Fontes:
· Revista Nova escola
· Introdução à metodologia do trabalho cientifico - 7ª edição de Maria Margarida de Andrade