"Educar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais...Entendo assim a tarefa primeira do educador: Dar aos alunos a razão para viver”.
RUBEM ALVES

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

O QUE É UMA WIKI

Na formação à distância - Ambiente Moodle, oferecida pela Secretaria de Educação de Passo Fundo, alguns módulos fazem referência às wikis. Alguns colegas professores questionaram e ficaram com dúvidas sobre o que realmente é uma wiki. Procurei e estou compartilhando uma explicação sobre a mesma:

Origem do termo Wiki
Wiki é uma ferramenta editável e colaborativa cujo conteúdo é criado pelos usuários da Web. O termo foi introduzido na Internet pela primeira vez por Ward Cunningham. Cunningham desenvolveu em 1995 uma ferramenta chamada WikiWikiWeb ou Ward’s Wiki. A origem do termo é Havaiano e significa rápido,logo Cunningham usou esse termo havaiano por causa da analogia com a rota “Wiki Wiki” do Aeroporto Internacional de Honolulu. Nessa rota trafegam pequenos ônibus que percorrem entre os terminais do aeroporto.
A ideia principal de Cunningham era criar páginas de sites que pudessem ser editadas facilmente e rapidamente pelos usuários.

Características da Wiki:
• Promover um espaço onde o conhecimento se torna uma rede interligada pela troca de informações;
• As wikis podem ser pessoais, mas normalmente elas são construídas com a finalidade colaborativa,
• Como a ferramenta wiki oferece uma atmosfera colaborativa entre os seus usuários, os professores de línguas podem utilizá-la com os alunos em projetos on-line.

A Wiki nas salas de aula: alguns fatores positivos:
Os professores podem aproveitar o ambiente colaborativo das Wikis e tirar vantagem disso, especialmente no ensino da produção textual, podem também avaliar o desenvolvimento dos alunos nas habilidades de escrita e oferecer um retorno para os alunos no decorrer de todo o processo de criação da atividade e não mais no final como acontece nas atividades em sala de aula.


Fonte:
DUFFY, Peter D. and BRUNS, Axel .The Use of Blogs, Wikis and RSS in Education: A Conversation of Possibilities. In Proceedings Online Learning and Teaching Conference 2006, pages pp. 31-38, Brisbane.
Disponível em : http://eprints.qut.edu.au/archive/00005398/01/5398.pdf

Nenhum comentário: