"Educar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais...Entendo assim a tarefa primeira do educador: Dar aos alunos a razão para viver”.
RUBEM ALVES

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

ORGULHO DE SER GAÚCHO

Todo filho do Rio Grande do Sul é chamado de Gaúcho. Mas para ter a honra de assim ser chamado, com o mérito e o respeito que a palavra impõe, não basta ter nascido filho deste chão. É preciso ter orgulho de quem se é e de onde se nasceu, conhecer suas raízes, suas origens, abraçar a cultura e viver de acordo com os valores da tradição gauchesca. Serrano ou missioneiro, tradicionalista ou nativista, nascido filho do pago ou gaúcho de coração, são todos irmãos gaudérios que tem em comum o amor e o respeito por este Rio Grande forjado por lutas épicas travadas por um povo de alma guerreira, trabalhadores aguerridos que não se deixam vencer e que não deixam de lutar mesmo se a peleia é grande.Aí está. Ser gaúcho é uma questão de identidade, mas não basta apenas sentir-se gaúcho. Ser gaúcho não é apenas um estado de espírito. É preciso agir como gaúcho em todas as situações. Para isto, é necessário estudar a história dos povos do Sul e enfronhar-se na cultura gaúcha, assumindo e vivendo os valores gaúchos.

Texto de Nilo Brum escrito para o site www.paginadogaucho.com.br 


Preservando as tradições, a Escola realizou uma manhã de homenagem ao RS, com algumas apresentações, que podem ser conferidas nas fotos.

Nenhum comentário: