"Educar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais...Entendo assim a tarefa primeira do educador: Dar aos alunos a razão para viver”.
RUBEM ALVES

sexta-feira, 20 de abril de 2012

JOGO CONTIG 6O

Buscando incentivar a aprendizagem de seus alunos, a professora Rosange Bernardete Zanellato está trabalhando em sala de aula o jogo Contig 60.
Este jogo consiste de 1 tabuleiro com os números já ordenados em espiral, 3 dados, 12 tampinhas de garrafas pet (3 de cada cor) e 4 jogadores.
Objetivo do jogo: fazer com que o aluno desenvolva o raciocínio e a concentração, já que envolve diversas operações matemáticas, tais como: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação.
Instruções do jogo: 0 1º jogador lança os 3 dados, em seguida faz as operações que lhe satisfaça, colocando a sua tampinha no resultado que obteve de sua operação. Passa a vez para o segundo jogador e assim por diante. Ganha o jogo quem enfileirar as três tampinhas na horizontal, na vertical e na diagonal. Envolve também muito raciocínio, atenção e concentração.
O Contig 60 foi desenvolvido pelo norte-americano John C. Del Regato, o qual levou muitos anos para conseguir dar a ele o formato atual, tanto em relação ao tabuleiro (oficial do Instituto Pentathlon) quanto às regras.

2 comentários:

Usuário do blog disse...

Parabéns pelo seu trabalho e pela sua dedicação aos alunos, prô Rosange!

Usuário do blog disse...

Parabéns professora Rosange. Você é demais. Vi concretamento o quanto os alunos se envolveram na atividade que surgiu de um problema concreto. Certamente está contribuindo mais que muitos projetos mirabolantes existentes por aí. Vera