"Educar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais...Entendo assim a tarefa primeira do educador: Dar aos alunos a razão para viver”.
RUBEM ALVES

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

A VERDADEIRA HISTÓRIA DE PAPAI NOEL

Visitando os meus blogs preferidos, achei este texto interessantíssimo e decidi compartilhá-lo com todos vocês. Esta história encontra-se no blog http://silnunesprof.blogspot.com

A VERDADEIRA HISTÓRIA DE PAPAI NOEL.

Poucas datas comemorativas possuem simbologia tão rica quanto o Natal. Da árvore ao peru da ceia, tudo faz parte de tradições históricas. O resultado é uma festa que envolve não apenas a liturgia cristã, mas a soma de diversas crenças populares. A figura de papai Noel reflete bem essa mistura.
Em alguns casos, é difícil traçar a origem dos costumes, que podem ter várias explicações.

O Papai Noel nem sempre foi como realmente o conhecemos. No início da história do Natal cristão, um tal de Nicolau distribuía presentes durante as festividades natalinas. Ele vivia num local chamado Myra, hoje Turquia, há aproximadamente 300 AC. Nicolau tornou-se famoso por sua paixão pelas crianças.
Após a morte de seus pais, Nicolau tornou-se padre. São Nicolau colocava sacos de ouro e os arremessava nas chaminés das casas.
Os presentes de Natal jogados chaminés abaixo, caiam nas meias que ficavam esticadas nas lareiras para secar, daí a tradição natalina de se pendurar meias junto à lareira.
Anos mais tarde, São Nicolau tornou-se bispo e, por esse motivo, passou a vestir roupas e chapéus vermelhos, deixando a sua barba crescer.
Depois da sua morte, a igreja nomeou-o santo ( diziam as pessoas que o bom velhinho operava milagres) e, com o início das celebrações natalinas, o velhinho de barba branca e de roupas vermelhas passou a fazer parte das festividades de fim de ano.


Com o tempo, Nicolau passou por uma verdadeira metamorfose:
Em 1809, o escritor Washington Irving popularizou a história de São Nicolau nos Estados Unidos, descrevendo Santa Claus ( seu apelido em inglês) como um duende gorducho que aparecia nas noites de Natal e distribuía presentes montado num cavalo voador. O surrealismo da história não impediu que essa imagem fosse gravada no imaginário popular.
Já Clement C. Moore em seu livro "Uma visita de São Nicolau" em 1823, descrevia São Nicolau como "um elfo gordo e alegre".
Quarenta anos mais tarde, Thomas Nast, um cartunista político, criou uma imagem diferente de Papai Noel, que era modificado ano a ano para a capa da revista "Harper's Weekly".
Mas foi entre 1931 e 1964 que Haddon Sundblom inventava uma nova imagem de Papai Noel para a propaganda da Coca-Cola, veiculadas para todo mundo na parte de traz da revista "National Geografic".


É esta a imagem do Papai Noel que conhecemos hoje.

Bem, pelo menos FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER...


Ho, ho, ho, ho !

...............................................

A colega Betty Mello ( http://www.canto-do-conto.blogspot.com), que também conhece um pouco da história de São Nicolau, contou que
no mundo "Waldorf"ele é muito curtido e valorizado, como padrão moral para os pequenos.
Nicolau é para os germânicos uma "força" espiritual,uma lembrança de atos de generosidade e compaixão.Ele vem anualmente no dia do seu aniversário (06/12)à Terra trazer às crianças alimentos especiais - pão de mel, nozes, maçãs e trigo - alimentos para o corpo físico e para a alma.

Nenhum comentário: