"Educar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais...Entendo assim a tarefa primeira do educador: Dar aos alunos a razão para viver”.
RUBEM ALVES

sábado, 2 de outubro de 2010

POR FALAR EM ECOLOGIA

No dia 03 de outubro (sábado), os alunos Diônatan, Jocelene, Juliana e Tuany, da 8ª série, acompanhados das professoras Célia Ruas e Vânia Vedana, estiveram representando a Escola Municipal de Ensino Fundamental, no programa Por falar em Ecologia, Rádio Diário AM de Passo Fundo. Este programa vai ao ar nos sábados, das 8h às 9h. Durante a programação, foram trazidos esclarecimentos quanto ao Projeto Cuidando da Vida, projeto este que envolve toda a comunidade escolar, de uma forma interdisciplinar, com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar sobre a importância dos cuidados com a própria vida, com a vida do outro e com a vida do planeta.

Diariamente, milhões de pessoas deparam-se com problemas de saúde: doenças físicas, psíquicas, psicossomáticas... O contexto mostra-se, de certa forma, doente. Somam-se a isso, os problemas ambientais. Urgem ações individuais e coletivas. A Escola, como espaço de construção e aprendizagens, tem a tarefa de possibilitar aos sujeitos que a compõem, momentos de reflexão e de sensibilização em relação a tudo o que se refere à preservação da VIDA. Neste sentido, é fundamental discutir sobre as relações que se estabelecem desde o cotidiano de sala de aula até o entorno, buscando constituir sujeitos capazes e com responsabilidades sociais. Pensar e encaminhar ações que defendam a vida no planeta podem e devem se vincular a outras ações. Essa grande corrente poderá, aos poucos, amenizar a falta de cuidados com o ecossistema.

Dentre as ações que fazem parte do projeto estão o recolhimento de pilhas e baterias usadas, reaproveitamento do óleo de cozinha usado (utilizado na confecção do sabão caseiro), combate ao bullying, prevenção à drogadição e o combate à duengue. A escola também realizou a confecção de uma camiseta para ajudar na divulgação deste projeto, trazendo na estampa o desenho feito por um dos alunos, que se destaca na parte artística. Enquanto esteve no ar, a escola reiterou a necessidade de ampliar estas ações para toda a comunidade de Passo Fundo e solicitou o apoio de todos os órgãos e entidades que queiram se engajar nesta luta pela preservação do planeta.

Nenhum comentário: