"Educar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais...Entendo assim a tarefa primeira do educador: Dar aos alunos a razão para viver”.
RUBEM ALVES

domingo, 2 de maio de 2010

EDUCAÇÃO X INFORMÁTICA

Muitas escolas do Brasil já possuem um laboratório de informática com acesso à internet, softwares educacionais e programas básicos (editores de texto, programas de edição de imagens e apresentações, planilhas de cálculos, etc.). Porém, basta ter os recursos? Como utilizá-los de maneira a garantir o desenvolvimento dos alunos? Estas são algumas questões levantadas por alguns educadores brasileiros.
Devemos partir do princípio que o computador é uma ferramenta. Sozinho, não é capaz de trazer avanços educacionais. Uma escola que resolve utilizá-lo como recurso didático necessita de professores bem preparados, para utilizar os recursos oferecidos por este sistema tecnológico de forma significativa.
Colocar qualquer software para os alunos não gera aprendizagem. É importante que a escola tenha uma proposta pedagógica que envolva a utilização do computador e seus recursos. O aluno deve ser estimulado a produzir conhecimentos e, nesse sentido, o professor deve agir como um orientador do processo que está sendo desenvolvido.
Também pensando desta forma, o Jornal Diário da Manhã - Passo Fundo-RS (29/04/2010) traz uma reportagem sobre o assunto, chamando a atenção para o uso consciente da internet, apontando a pais e educadores a função que estes devem desempenhar junto a seus filhos e alunos.
Confira a reportagem ao lado



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