"Educar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais...Entendo assim a tarefa primeira do educador: Dar aos alunos a razão para viver”.
RUBEM ALVES

quarta-feira, 14 de abril de 2010

DÚVIDAS SOBRE A GRIPE H1N1?

INFORMATIVO DE
SAÚDE PÚBLICA Gripe H1N1
(Gripe Suína)

As pessoas doentes com qualquer tipo de gripe devem se lembrar de beber bastante líquido, descansar muito, comer alimentos saudáveis, lavar as mãos com frequência e ficar em casa para não contagiar outras pessoas com a gripe. Os analgésicos de venda livre podem ajudar as pessoas com a gripe a se sentirem mais confortáveis. As crianças e os adolescentes com a gripe nunca devem tomar aspirina, porque uma doença rara, mas grave, denominada síndrome de Reye pode ocorrer.
Existe uma vacina para a gripe H1N1?
Sim. A vacina ajuda o seu organismo a proteger-se contra uma doença. Existem dois tipos de vacina disponíveis para a proteção contra a gripe H1N1. Uma é na forma injetável, administrada com uma agulha, geralmente no braço. A outra é um “spray nasal” (um spray inalado pelo nariz). As pessoas a partir dos 10 anos de idade precisarão de uma única dose da vacina. A maioria das crianças com menos de 10 anos precisará de duas doses da vacina contra a gripe H1N1, com intervalo de 3 a 4 semanas entre as doses. Ao se vacinar contra a gripe, você não ficará gripado nem terá qualquer outro tipo de doença. Pergunte ao seu médico qual é o tipo de vacina contra a gripe H1N1 melhor para você e sua família.
Quem deve vacinar-se contra a gripe H1N1?
Alguns grupos devem tomar a vacina contra a gripe H1N1 quando ela for disponibilizada: mulheres grávidas, pessoas que moram na mesma casa ou cuidam de crianças com menos de 6 meses de idade (ex.: pais, irmãos e babás); pessoal de cuidados de saúde e de serviços médicos de emergência; pessoas entre 6 meses e 24 anos; e pessoas entre 25 e 64 anos com condições médicas que as façam ter risco maior de complicações associadas à influenza.Depois que esses grupos forem atendidos, espera-se que haja vacina contra a gripe H1N1 suficiente para todos que quiserem se vacinar. Observe que os grupos relacionados acima poderão ser alterados de acordo com a disponibilidade da vacina. Nota: Estudos atuais indicam que o risco de infecção entre pessoas acima de 65 anos de idade é menor que o risco para pessoas de grupos mais jovens.
Como sei que estou com a gripe H1N1?
Se você tiver sintomas de gripe, pode ser a gripe sazonal ou a gripe H1N1. Se achar que está com a gripe, fique em casa, não vá ao trabalho ou à escola e evite contato com outras pessoas para não espalhar o vírus. Se achar que pode estar com a gripe e precisar ir ao médico, telefone com antecedência para o consultório e informe que pode estar com a gripe. Desse modo, o seu médico pode tomar providências para evitar o contágio das outras pessoas. O médico pode recomendar a realização do exame para verificar se você está
com influenza.
Como me proteger para não pegar a gripe H1N1?
• Tome a vacina quando disponibilizada, principalmente se você tiver alguma condição médica que torne mais provável o surgimento de complicações da doença por causa da gripe.
• Lave as mãos com frequência com água e sabão ou use um gel à base de álcool para as mãos.
• Tussa ou espirre em um lenço de papel ou na parte interna do cotovelo, quando não tiver um lenço.
Jogue o lenço no lixo e lave as mãos. Lave sempre as mãos antes de tocar os olhos, o nariz ou a boca.
• Use um desinfetante doméstico comum para limpar superfícies que possam conter o vírus da gripe como maçanetas, telefones, torneiras e brinquedos.
• Fique em casa, não vá ao trabalho ou à escola, se estiver com uma doença semelhante à gripe e evite contato com outras pessoas para não espalhar o vírus. Fique em casa até não ter mais febre por pelo menos 24 horas após a última dose do remédio para baixar a febre (como Tylenol, Advil ou Motrin). Para a maioria das pessoas, isso significa ficar em casa por cerca de quatro dias.
H1N1 Fact Sheet Updated November 6 (Portuguese)
Como posso tomar conta de alguém doente com a gripe H1N1?
Gripe: O que você pode fazer: cuidados em casa é um folheto disponível em nove idiomas, que contém uma grande quantidade de informações para ajudá-lo a cuidar de alguém com a gripe em casa. Um vídeo também se encontra disponível em inglês e espanhol. Gripe: O que você pode fazer pode ser encontrado em WWW.MASS.GOV/FLU.
Onde posso obter mais informações?
• Mass 2-1-1 fornece informações sobre gripe ao público em geral: Telefone para 211ou 1-877-211-MASS
(6277). Há serviço de intérpretes disponível em vários idiomas.
• Telefone para o seu médico, enfermeira ou clínica, ou no conselho de saúde local (Board of Health)
• Telefone para o Departamento de Saúde Pública de Massachusetts, Programa de Imunização em:
(617) 983-6800 ou telefone gratuitamente para (888) 658-2850
• Website do Departamento de Saúde Pública de Massachusetts em WWW.MASS.GOV/FLU
• Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) em: WWW.CDC.GOV/FLU
Para obter informações sobre clínicas que administram a vacina contra a gripe, visite o website MassPRO
Public Flu Clinic Finder em: HTTP://FLU.MASSPRO.ORG/
Atualizada em 6 de novembro de 2009

Um comentário:

Marinez Siveris disse...

Muito interessante as informações sobre a gripe. Esse conteúdo pode ser trabalho pelos professores, para lertar os alunos sobre os cuidados.