"Educar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais...Entendo assim a tarefa primeira do educador: Dar aos alunos a razão para viver”.
RUBEM ALVES

terça-feira, 29 de setembro de 2009

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

MENSAGEM


Esta mensagem é muito significativa. Localizei ela num blog muito legal (http://silylandia.blogspot.com/2009/09/silylndia-1-aninho.html). Vejam que linda!
É só clicar na imagem para ver em tamanho maior.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

PROJETO HIGIENE É SAÚDE

Os alunos da Escolarização em Tempo Integral, auxiliados pelas professoras Analice Proença, Ivone Almeida, Lair Morais e Vânia Vedana, trabalharam com o Projeto Higiene é Saúde. Durante o projeto, foram realizadas várias atividades a respeito do tema, desde os cuidados com a gripe H1N1, desde outros cuidados de higiene corporal e ambiental que são necessários para não se ficar doente. Após diversas atividades realizadas nas oficinas: Sopa de Letrinhas, Brinquedoteca, Oficina do Movimento e Oficina Teclando e Aprendendo, os alunos elaboraram um folheto explicativo à comunidade escolar, visando conscientizar a todos sobre os cuidados para que outras doenças não se propaguem. O folheto foi entregue às pessoas da comunidade, por ocasião do Dia de Ação Global, ocorrido na Escola dia 19 de setembro. O mesmo ficou assim representado:

domingo, 20 de setembro de 2009

RIO GRANDE DO SUL

A professora Marlise Meyer de Bastos, que trabalha com a 4ª série, elaborou este material para trabalhar a Semana Farroupilha. Vejam como ficou:

DIA DE AÇÃO GLOBAL

Dia 19 de setembro, a EMEF Irmã Maria Catarina abriu suas portas à comunidade. Durante os períodos da manhã e da tarde, ocorreu o Dia de Ação Global. Houve prestação de vários serviços: corte de cabelo, exames de diabete, exame de mamas, confecção da carteira de identidade, transferência do título de eleitor, apresentação do grupo de teatro Timbre de Galo (com a peça Auto da Paixão e da Alegria), distribuição de mudas de árvores frutíferas e ornamentais, lançamento do Projeto Sacolas Itinerantes e exposição de projetos e trabalhos realizados pela escola. A comunidade escolar prestigiou o evento, participando com entusiasmo das atividades. O evento realizado faz parte das atividades do PDE (Plano de Desenvolvimento Escolar), projetado para o ano de 2009.

sábado, 19 de setembro de 2009

SEMANA FARROUPILHA


Durante esta semana, todos os alunos e professores da escola estiveram bastante envolvidos com as atividades a respeito da Semana Farroupilha. Foram vistos alguns vídeos a respeito do tema, na hora cívica, os alunos realizaram algumas apresentações, a merenda foi comemorativa, relembrando os costumes gaúchos. Todos se sentiram motivados em relação ao tema, já que, naturalmente, cultuam as tradições gaúchas.

AÇÃO GLOBAL

No dia 19 de setembro, das 8h30min às 17h, estará acontecendo na escola o dia de Ação Global. Haverá prestação de vários serviços à comunidade: corte de cabelo, manicure, exames de sangue, distribuição de mudas de árvores frutíferas, divulgação do projeto Sacolas Itinerantes, exposição de trabalhos realizados pela escola, confecção de carteira de identidade e transferência do título de leitor. Toda a comunidade passofundense está convidada a prestigiar o evento e visitar a escola. Compareça, você vai gostar!

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Veja que interessante o que localizei no blog http://of2edu.blogspot.com/, sobre o uso responsável da internet:


"A Cartilha da SaferNet oferece dicas básicas para educadores estimularem o diálogo sobre o uso responsável da Internet em sala de aula. Há também, neste portal, um glossário e o guia Netiqueta com alertas sobre boas maneiras e cordialidade no ciberespaço."


http://www.safernet.org.br/site/prevencao/cartilha/safer-dicas

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

Hoje iniciamos a Semana da Pátria.

Nossa Pátria é o Brasil.

Nesta semana, o que comemoramos? A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL.

A Independência do Brasil aconteceu em São Paulo, às margens do Rio Ipiranga, no dia 07 de setembro de 1822, quando D. Pedro gritou:

- INDEPENDÊNCIA OU MORTE!

Com a independência, o Brasil passa a ter o seu próprio rei: D. Pedro I.

O Brasil se liberta de Portugal. Mas, infelizmente, os problemas continuam presentes na nossa história.

Que grito devemos dar hoje?

- TRABALHO PARA TODOS!

- TER DIREITOS RESPEITADOS!

- ASSUMIR SEUS DEVERES DE CIDADÃO.

- NÃO JOGAR LIXO NAS RUAS.

- NÃO DESPERDIÇAR ÁGUA.

- PARTICIPAR DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES.

- AJUDAR A MELHORAR A VOLA ONDE MORAMOS.

- SER EXEMPLO DE HONESTIDADE, COBRANDO ISSO DOS POLÍTICOS.

Que nessa Semana da Pátria, todos possam pensar que a verdadeira independência depende de cada um de nós.

O FUTURO É AGORA:

INDEPENDÊNCIA, BRASIL!

Texto elaborado pela professora Marilei Nichele, da disciplina de História, apresentado por um grupo de alunos, por ocasião da hora cívica, em 1º/09/09.