PROJETO CUIDANDO DA VIDA
- DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmã Maria Catarina
Endereço: Rua Esteio, 135 - Vila Ipiranga - Passo Fundo-RS
Direção: Sofia de Fátima da Silva Oliveira
Vice-direção: Claudia Beatriz Daron
Coordenação: Rosane Colussi
Professoras responsáveis: Célia Regina Montenegro Ruas e Vânia Maria Bassi Vedana
Público alvo: comunidade escolar
Duração do projeto: tempo indeterminado
2. OBJETIVO GERAL:
Conscientizar a comunidade escolar sobre a importância dos cuidados com a própria vida, com a vida do outro e com a vida do planeta.
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Proporcionar espaços de ação e de reflexão sistemáticos sobre o tema das drogas lícitas e ilícitas;
- Mobilizar famílias, escola e toda a comunidade na busca de soluções para o problema da dengue;
- Proporcionar ações de coleta de pilhas e baterias usadas e de óleo de cozinha usado;
- Incentivar os alunos a realizarem tarefas escolares sobre os direitos da criança e do adolescente, especialmente sobre trabalho infantil;
- Desenvolver propostas de prevenção ao bullying, promovendo a cidadania e a tolerância com a diferença nas escolas;
- Divulgar as aprendizagens que estão sendo construídas nos diferentes meios e espaços de comunicação.
- JUSTIFICATIVA:
Diariamente, milhões de pessoas deparam-se com problemas de saúde: doenças físicas, psíquicas, psicossomáticas... O contexto mostra-se, de certa forma, doente. Somam-se a isso, os problemas ambientais.
Urgem ações individuais e coletivas. A Escola, como espaço de construção e aprendizagens, tem a tarefa de possibilitar aos sujeitos que a compõem, momentos de reflexão e de sensibilização em relação a tudo o que se refere à preservação da VIDA.
Neste sentido, é fundamental discutir sobre as relações que se estabelecem desde o cotidiano de sala de aula até o entorno, buscando constituir sujeitos capazes e com responsabilidades sociais.
Pensar e encaminhar ações que defendam a vida no planeta podem e devem se vincular a outras ações. Essa grande corrente poderá, aos poucos, amenizar a falta de cuidados com o ecossistema.
Tendo essa visão, surge a necessidade de abordar assuntos relacionados à reciclagem, coleta de resíduos poluentes ( pilhas, baterias e óleo usados), assim como a drogadição e as doenças epidêmicas.
- METODOLOGIA:
As atividades serão desenvolvidas em forma de projetos multidisciplinares, envolvendo diferentes grupos de trabalho (pais, professores, alunos, funcionários, comunidade). A coletividade na construção dessas ações permite o envolvimento efetivo de todos na execução dos projetos.
- CRONOGRAMA:
AÇÕES | EXECUÇÃO | RESPONSÁVEL |
Elaboração de projetos contemplando: doenças, drogas, reciclagem, coletas de pilhas e óleo de cozinha. | Março a dezembro | Célia e Vânia |
Campanha de divulgação sobre como se caracteriza o bullying; | Março a dezembro | Rosane |
Pesquisa e reflexão envolvendo valores que possibilitam uma convivência pacífica no ambiente escolar; | Março a dezembro | Rosane |
Organização de materiais explicativos/informativos sobre os temas dos projetos. | Maio e junho | Cleusa |
Estudo do ECA(Estatuto da Criança e do Adolescente) e de textos relacionados ao tema Trabalho Infantil. | Agosto a setembro | Eliz e Vera |
Constituição de um grupo de alunos e professores que auxiliem na coordenação das atividades. | Março a dezembro | Rosane |
Envolvimento de todos os alunos dos Anos Finais na elaboração e seleção da arte para a camiseta do projeto. | Maio | Terezinha |
Confecção de pinturas em murais, envolvendo desenhos como forma de melhorar o ambiente escolar. | Setembro | Clarisse e Sofia |
Distribuição dos folhetos explicativos na comunidade. | Junho | Grupo de alunos, Célia e Vânia |
Visitação à entidades que trabalham em prol do meio ambiente. | Agosto a dezembro | Claudia V., Vânia e Rosane |
Participação em eventos relacionados à ecologia. | Março a dezembro | Rosane |
Promoção de palestras relacionadas aos temas do projeto. | Agosto a dezembro | Rosane e Cláudia D. |
Divulgação das intenções do projeto nos diferentes meios de comunicação da cidade. | Julho | Vânia e Célia |
Recolhimento de óleo de cozinha, pilhas e baterias usadas e encaminhamento aos grupos responsáveis pela coleta. | Março a dezembro | Célia e Vânia |
Elaboração de uma carta de comprometimento da comunidade escolar em defesa do meio ambiente | Novembro | Vânia, Cleusa e Mª Cândida |
Organização de um evento artístico e cultural que possibilite a socialização das aprendizagens construídas a partir do projeto Cuidando da Vida | Dezembro | Rosane, Terezinha, Clarisse e grupos de trabalho |
Distribuição de sabão caseiro, velas aromáticas e repelente natural, confeccionado nas oficinas da Escola. | Agosto a setembro | Terezinha e Célia |
- RECURSOS NECESSÁRIOS:
- livros, jornais, revistas e periódicos para pesquisa sobre o assunto;
- folhas de ofício;
- laboratório de informática da escola;
- TV, DVD, CD’s e DVD’s para gravação;
- máquina fotográfica digital;
- projetor;
- telão;
- notebook;
- cartuchos de tinta para impressão;
- cartolinas, tesouras, colas e papéis coloridos;
- recipiente adequado para coletar pilhas que serão recolhidas;
- auxílio dos meios de comunicação da cidade na divulgação do projeto;
- verbas para impressão do folder e para a confecção de faixas divulgando o projeto;
- verba para a confecção das camisetas do projeto;
- patrocínio de instituições, entidades e empresas locais para o custeio do projeto.
- cartolinas, tesouras, colas e papéis coloridos;
- verba para transporte dos alunos a sede do grupo Amigos do Meio Ambiente;
-verbas participar de eventos relacionados aos cuidados com o meio ambiente (Maio Ambiental, Caminho das Águas, palestras...).
- recipientes para a fabricação do sabão caseiro;
- ingredientes para o preparo o sabão caseiro;
- materiais e meios de comunicação para divulgação do projeto.
- AVALIAÇÃO:
Espera-se, ao desenvolver este projeto, que todos os envolvidos tenham um olhar crítico e reflexivo a respeito dos temas trabalhados e que esse movimento leve a ações concretas, proporcionando o convívio em sociedade de forma harmônica, respeitando a si próprio e tudo o que diz respeito ao ecossistema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário