Quando nasce, o ser humano já difere dos outros animais. Um João-de-Barro, por exemplo, já nasce sabendo fazer sua casinha e as abelhas nascem sabendo fazer o mel. Mas o homem é marcado por uma necessidade real de APRENDER para se adaptar. No entanto, o joão-de-barro e as abelhas não conseguem mudar a estrutura de sua casa ou a fórmula do mel. E o homem consegue transformar tudo, organizando seus conhecimentos em estruturas cada vez mais complexas durante todo o seu desenvolvimento.
Inserindo-se nesse meio de eternas mudanças, o homem acaba se lançando nessa constância em resolver problemas, atuando como agente de transformações de si mesmo e da sociedade em que vive.
À Escola cabe atuar no desenvolvimento de crianças e jovens para o próximo passo no mundo do conhecimento, passo a passo, até que eles alcancem o mundo adulto. Mundo do trabalho, mundo da produção. Mas ela NÃO se limita a isso. Ela é agente de transformação, ela forma, desenvolve consciência social, prepara cidadãos. Junto a tudo isso a Escola deveria ter como principal função fazer crianças e jovens terem AMOR PELO CONHECIMENTO. Amor pelo SABER. Saber da técnica, saber de si, saber do outro.
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