Muitas escolas do Brasil já possuem um laboratório de informática com acesso à internet, softwares educacionais e programas básicos (editores de texto, programas de edição de imagens e apresentações, planilhas de cálculos, etc.). Porém, basta ter os recursos? Como utilizá-los de maneira a garantir o desenvolvimento dos alunos? Estas são algumas questões levantadas por alguns educadores brasileiros.
Devemos partir do princípio que o computador é uma ferramenta. Sozinho, não é capaz de trazer avanços educacionais. Uma escola que resolve utilizá-lo como recurso didático necessita de professores bem preparados, para utilizar os recursos oferecidos por este sistema tecnológico de forma significativa.
Colocar qualquer software para os alunos não gera aprendizagem. É importante que a escola tenha uma proposta pedagógica que envolva a utilização do computador e seus recursos. O aluno deve ser estimulado a produzir conhecimentos e, nesse sentido, o professor deve agir como um orientador do processo que está sendo desenvolvido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário