"Educar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais...Entendo assim a tarefa primeira do educador: Dar aos alunos a razão para viver”.
RUBEM ALVES

terça-feira, 27 de novembro de 2012

SELETIVA DO CAMPEONATO DE FROZEN BUBBLE

Dia 26/11, realizou-se a etapa seletiva do 2º Campeonato Municipal de Frozen Bubble em  nossa escola. Entre os participantes, ficaram campeões os alunos do 5º ano:
1º lugar: Eric Lemes da Rosa
2º lugar: Maicon Douglas de Almeida Figueiredo
Estes alunos representarão a escola na etapa final do 2º Campeonato Municipal de Frozen Bubble, dia 10 de abril de 2013, na Universidade de Passo Fundo. Parabéns aos campeões! Continuamos torcendo por vocês!







segunda-feira, 26 de novembro de 2012

ELEIÇÃO DE DIRETORES 2012

Dia 21/11/12 ocorreram as eleições para direção nas escolas municipais de Passo Fundo. A professora Magda dos Santos Rodrigues foi reeleita diretora na EMEF Irmã Maria Catarina, para o triênio 2013/2015.  Parabéns, professora Magda e sucesso na continuação desta empreitada! Conte sempre conosco!

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

CAMPEONATO DE SOKOBAN

Dia 12/11, realizou-se na escola a etapa seletiva do Campeonato de Sokoban. Foram finalistas os alunos Jackson Ramos Alves e Jéferson dos Santos Soeiro, ambos da 8ª série,  os quais irão representar nossa escola na etapa final do campeonato dia 20/11 no Núcleo de Tecnologia Municipal.
Parabéns aos finalistas e boa sorte na próxima etapa!

MENSAGEIRO DAS BOAS NOTÍCIAS

Os alunos dos 3° e 4º anos, nas atividades do Tempo Integral, auxiliados pelas professoras Lair Serena de Moraes e Ivone Araujo de Almeida, trabalharam o livro Mensageiro das boas notícias, com o objetivo  de incentivar a observação e a divulgação das boas atitudes. A culminância ocorreu com a confecção da massinha de modelar e a representação dos personagens e elementos apresentados na história, como se pode observar nas imagens:




sexta-feira, 9 de novembro de 2012

O QUE É UMA WIKI

Na formação à distância - Ambiente Moodle, oferecida pela Secretaria de Educação de Passo Fundo, alguns módulos fazem referência às wikis. Alguns colegas professores questionaram e ficaram com dúvidas sobre o que realmente é uma wiki. Procurei e estou compartilhando uma explicação sobre a mesma:

Origem do termo Wiki
Wiki é uma ferramenta editável e colaborativa cujo conteúdo é criado pelos usuários da Web. O termo foi introduzido na Internet pela primeira vez por Ward Cunningham. Cunningham desenvolveu em 1995 uma ferramenta chamada WikiWikiWeb ou Ward’s Wiki. A origem do termo é Havaiano e significa rápido,logo Cunningham usou esse termo havaiano por causa da analogia com a rota “Wiki Wiki” do Aeroporto Internacional de Honolulu. Nessa rota trafegam pequenos ônibus que percorrem entre os terminais do aeroporto.
A ideia principal de Cunningham era criar páginas de sites que pudessem ser editadas facilmente e rapidamente pelos usuários.

Características da Wiki:
• Promover um espaço onde o conhecimento se torna uma rede interligada pela troca de informações;
• As wikis podem ser pessoais, mas normalmente elas são construídas com a finalidade colaborativa,
• Como a ferramenta wiki oferece uma atmosfera colaborativa entre os seus usuários, os professores de línguas podem utilizá-la com os alunos em projetos on-line.

A Wiki nas salas de aula: alguns fatores positivos:
Os professores podem aproveitar o ambiente colaborativo das Wikis e tirar vantagem disso, especialmente no ensino da produção textual, podem também avaliar o desenvolvimento dos alunos nas habilidades de escrita e oferecer um retorno para os alunos no decorrer de todo o processo de criação da atividade e não mais no final como acontece nas atividades em sala de aula.


Fonte:
DUFFY, Peter D. and BRUNS, Axel .The Use of Blogs, Wikis and RSS in Education: A Conversation of Possibilities. In Proceedings Online Learning and Teaching Conference 2006, pages pp. 31-38, Brisbane.
Disponível em : http://eprints.qut.edu.au/archive/00005398/01/5398.pdf

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

CAMPEONATO DE SOKOBAN

O NTM (Núcleo de Tecnologia Municipal) de Passo Fundo resolveu realizar um campeonato de SOKOBAN nas escolas da rede municipal de ensino, para alunos de 7ª e 8ª séries, pois  os demais alunos estão participando do campeonato de Frozen Bobble, realizado em parceria com a UPF, cuja final se realizará no SENID .
Mas,  para divulgação os professores que participam do curso de informática educativa, foram convidados a  elaborar o cartaz de divulgação do campeonato. O mesmo seria colocação em votação, da qual participariam todas as escolas e os professores do curso. O editor gráfico utlizado foi o Scribus. O cartaz escolhido pela maioria foi o da nossa colega Vânia Isabel Giacobbo, da EMEF Leão Nunes de Castro, todos os colegas participaram com entusiasmo. Parabéns a todos os professores que contribuiram para este processo. Nossa escola fará a seletiva para o campeonato dia 12/11. Os dois alunos que sairem vencedores, representarão a escola durante a final.

LATINOWARE 2012

Alguns professores coodenadores dos Laboratórios de Informática da rede municipal de ensino de Passo Fundo, participaram do Latinoware 2012, de 17 a 19 de outubro. Durante a programação, aconteceram palestras que trataram sobre o uso de tecnologias em sala de aula, experiências de capacitação dos professores, como fazer reorganização do conteúdo digital e problemas atuais com relação ao uso do software livre. Esse evento possibilitou-nos ampliar nossos conhecimentos para a construção  de novas propostas com o uso do software livre nas escolas. Eu estive lá, buscando alguns conhecimentos a mais para socializar com os grupos com os quais trabalho. Posso dizer que valeu a pena e que pretendo estar presente  novamente em 2013.