"Educar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais...Entendo assim a tarefa primeira do educador: Dar aos alunos a razão para viver”.
RUBEM ALVES

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

ORGULHO DE SER GAÚCHO

Todo filho do Rio Grande do Sul é chamado de Gaúcho. Mas para ter a honra de assim ser chamado, com o mérito e o respeito que a palavra impõe, não basta ter nascido filho deste chão. É preciso ter orgulho de quem se é e de onde se nasceu, conhecer suas raízes, suas origens, abraçar a cultura e viver de acordo com os valores da tradição gauchesca. Serrano ou missioneiro, tradicionalista ou nativista, nascido filho do pago ou gaúcho de coração, são todos irmãos gaudérios que tem em comum o amor e o respeito por este Rio Grande forjado por lutas épicas travadas por um povo de alma guerreira, trabalhadores aguerridos que não se deixam vencer e que não deixam de lutar mesmo se a peleia é grande.Aí está. Ser gaúcho é uma questão de identidade, mas não basta apenas sentir-se gaúcho. Ser gaúcho não é apenas um estado de espírito. É preciso agir como gaúcho em todas as situações. Para isto, é necessário estudar a história dos povos do Sul e enfronhar-se na cultura gaúcha, assumindo e vivendo os valores gaúchos.

Texto de Nilo Brum escrito para o site www.paginadogaucho.com.br 


Preservando as tradições, a Escola realizou uma manhã de homenagem ao RS, com algumas apresentações, que podem ser conferidas nas fotos.

domingo, 9 de setembro de 2012

COLETA DIGITAL...VAMOS DIVULGAR!



UPF promove coleta de lixo eletrônico

De 17 a 23 de setembro, a comunidade poderá se desfazer de forma adequada de computadores, mouses, impressoras ou teclados e ajudar entidades do municípiO.

Equipamentos eletrônicos que não são mais usados precisam receber uma destinação correta. Eles possuem diversos elementos que podem ser prejudiciais ao meio ambiente se descartados como lixo comum. Preocupada com essa situação, a Universidade de Passo Fundo (UPF) promove de 17 a 23 de setembro a Coleta Digital. Durante esse período, quem possuir equipamentos eletrônicos velhos como computadores, mouses, impressoras ou teclados e quiser se desfazer deles, poderá fazer o descarte adequado encaminhando-os aos pontos de coleta da campanha. A iniciativa é do curso de Ciência da Computação da UPF, UPF Solidária e Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão Digital (Gepid).

Todo o material recolhido será doado para a ONG Agentes do Amor Divino e para o Comitê da Cidadania. As duas entidades possuem um contrato com uma empresa de Porto Alegre especializada em comprar, desmontar e encaminhar as partes desses equipamentos para reciclagem. Todo o valor arrecadado com a venda dos materiais será revertido para as entidades continuarem realizando seus trabalhos sociais na cidade.

Pontos de coleta:
Para facilitar a participação da comunidade, os pontos de coleta funcionarão em diferentes lugares. De 17 a 22 de setembro, os materiais podem ser levados até o Centro de Convivência da UPF, DCE UPF ou ao Diretório Acadêmico da Informática, no prédio B5, todos no Campus I da instituição. Quem preferir, poderá encaminhar o lixo eletrônico ao ponto de coleta que funcionará nos dias 22 e 23 de setembro no Bourbon Shopping. A campanha não inclui o recolhimento de baterias de celular e pilhas.

A Coleta Digital conta com o apoio de Leo Clube Passo Fundo, Agentes do Amor Divino e Comitê da Cidadania.