"Educar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais...Entendo assim a tarefa primeira do educador: Dar aos alunos a razão para viver”.
RUBEM ALVES

segunda-feira, 30 de abril de 2012

AGUARDANDO NOVA DATA PARA BRIQUE VERDE

Devido ao mau tempo, a programação do BRIQUE VERDE não foi realizada. Estamos aguardando nova data para que o evento possa acontecer. Estaremos divulgando neste blog assim que for confirmada nova data.
Fica o convite para que toda a comunidade participe!

sexta-feira, 27 de abril de 2012

BRIQUE VERDE

A EMEF IMAC convida toda a população de Passo Fundo para a programação do BRIQUE VERDE, que acontecerá na escola neste sábado (28/04/12), às 14h.
  • O que é o BRIQUE VERDE? Este projeto prevê a troca de lixo reciclado por um quilo de alimento. Em parceria com a SMAM e STSG a CODEPAS pretende coletar este material e evitar que o mesmo vá para o aterro, e sim, vá para o os galpões, já que centenas de famílias tiram da reciclagem o seu sustento.
  • Como participar? Troque cinco quilos de lixo reciclável por um quilo de alimento. Papelão, jornais, revistas, garrafas pet e caixa de leite ou suco.
Confira no site a programação do evento e veja quais comunidades serão contempladas pelo projeto:
http://www.codepas.com.br/site/codepas-lanca-calendario-anual-do-brique-verde/

Vale a pena participar com sua família. Informações no PSF da comunidade.

domingo, 22 de abril de 2012

IMAC no combate ao Bullying

Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.
A escola tem contado com a presença do economista, Mestre e Doutor em Sociologia Política e professor da Universidade de Passo Fundo, Ginez Leopoldo Rodrigues de Campos, no sentido de coibir estas manifestações. É imprescindível que cada escola saiba identificar atos de bullying e puni-los para que a sensação de impunidade não seja um fator motivador de outros casos dentro das escolas.
No vídeo realizado na escola são apresentados depoimentos do professor Ginez e de alguns alunos, destacando a importância deste trabalho:

sexta-feira, 20 de abril de 2012

JOGO CONTIG 6O

Buscando incentivar a aprendizagem de seus alunos, a professora Rosange Bernardete Zanellato está trabalhando em sala de aula o jogo Contig 60.
Este jogo consiste de 1 tabuleiro com os números já ordenados em espiral, 3 dados, 12 tampinhas de garrafas pet (3 de cada cor) e 4 jogadores.
Objetivo do jogo: fazer com que o aluno desenvolva o raciocínio e a concentração, já que envolve diversas operações matemáticas, tais como: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação.
Instruções do jogo: 0 1º jogador lança os 3 dados, em seguida faz as operações que lhe satisfaça, colocando a sua tampinha no resultado que obteve de sua operação. Passa a vez para o segundo jogador e assim por diante. Ganha o jogo quem enfileirar as três tampinhas na horizontal, na vertical e na diagonal. Envolve também muito raciocínio, atenção e concentração.
O Contig 60 foi desenvolvido pelo norte-americano John C. Del Regato, o qual levou muitos anos para conseguir dar a ele o formato atual, tanto em relação ao tabuleiro (oficial do Instituto Pentathlon) quanto às regras.

terça-feira, 3 de abril de 2012

APRENDIZAGEM NA PRAÇA

Quer uma dica legal para trabalhar com os alunos no laboratório de informática? O site Educar para Crescer traz informações sobre alguns animais que podem ser encontrados num simples passeio na praça. Acesse o link abaixo e divirta-se ensinando e aprendendo com os alunos:
http://educarparacrescer.abril.com.br/praca/?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=praca