"Educar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais...Entendo assim a tarefa primeira do educador: Dar aos alunos a razão para viver”.
RUBEM ALVES

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

POEMAS


Alunos participaram da 14ª Jornada de Literatura, conhecendo os autores e suas respectivas obras.
A culminância do projeto foi a produção de um poema cuja produção partiu de uma das receitas do livro Peomas e Comidinhas, Roseana Murray.
Primeiramente, os alunos do 4º ano e a professora Lussani Stivanin trabalharam o gênero receita e em seguida foram ao refeitório fazer o bolo. Nesta atividade, foram desenvolvidos conteúdos de matemática (fração, multiplicação e medidas).
Após saborear o bolo, foi produzido coletivamente o poema, adaptado do livro (abaixo) e a ilustração, conforme imagens.

Diferente aprendizagem

Da sala para cozinha
Uma aula diferente
Medidas, frações, multiplicações.

A mistura dos ingredientes
Foi para o forno bem quente.

O aroma do bolo deixou
A sala com ar de festa junina
A turma se deliciou

Com a massa cremosinha

Douradinha e
Do bolo cremoso de fubá.

domingo, 18 de setembro de 2011

VIVENDO A SEMANA FARROUPILHA

Conforme a Wikipédia, a Semana Farroupilha é um evento festivo do estado do Rio Grande do Sul, que se inicia a 14 de setembro a 20 de setembro com desfiles em homenagem a líderes da Revolução Farroupilha. O evento lembra o começo da Revolução Farroupilha, a maior revolução do Brasil que durou 10 anos e tinha como ideal a fundação de uma república independente do antigo Império Brasileiro.
Em nossa escola, assim como outras tantas existentes no RS, as comemorações acontecem durante toda a semana. No dia 16 de setembro, algumas atividades marcaram esta data, entre apresentações, comidas típicas, estudo e muita diversão. Pelas fotos, pode-se conferir o que foi resgatado da história farroupilha.


quarta-feira, 14 de setembro de 2011

SEMANA FARROUPILHA - SÍMBOLOS OFICIAIS DO RS

Os símbolos oficiais do estado do Rio Grande do Sul são o Hino, a Bandeira e o Brasão de Armas. Sua história mistura-se à história da Revolução Farroupilha, amplamente comemorada no Estado.
A 30 de Abril de 1838, os farroupilhas obtiveram uma de suas maiores vitórias em todo o decênio revolucionário: a conquista da vila legalista de Rio Pardo. Em meio à euforia do triunfo, eles se deram conta de que havia sido aprisionada a banda militar do 2º Batalhão Imperial de Caçadores e seu respectivo maestro, Joaquim José Mendanha. Então lhe deram o encargo de compor a música do Hino da República Rio-Grandense. Os historiadores afirmam ter acontecido a primeira execução em 5 de Maio de 1838.

O Hino Rio-Grandense tem letra de Francisco Pinto da Fontoura, música de Comendador Maestro Joaquim José Mendanha e harmonização de Antônio Corte Real. A obra original possuía uma estrofe que foi suprimida, além de uma repetição do estribilho, pelo mesmo dispositivo legal que a oficializou como hino do estado - A lei nº 5.213, de 5 de Janeiro de 1966.

"Como aurora precursora
Do farol da divindade
Foi o vinte de setembro
O precursor da liberdade

Mostremos valor constância
Nesta ímpia injusta guerra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda terra
De modelo a toda terra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda terra

Mas não basta pra ser livre
Ser forte, aguerrido e bravo
Povo que não tem virtude
Acaba por ser escravo"

Bandeira

Bandeira Rio-Grandense

A Bandeira do Estado do Rio Grande do Sul foi utilizada pela primeira vez no dia 12 de Novembro de 1836, quando o governo da República Rio-Grandense, instalado em Piratini, baixou o decreto criando o "Escudo d´armas da República, assim entendido o pavilhão dos Farroupilhas.

A Bandeira compõe-se de três panos: verde (acima), vermelho (no centro) e amarelo (em baixo) em tonalidades normais. Possui uma elipse vertical em pano branco, onde está inserido o brasão. Num lenço, ao centro do brasão, se lê a inscrição "República Rio-Grandense" e sob o brasão, o lema "Liberdade, Igualdade, Humanidade".

A Bandeira foi oficialmente adotada pelo decreto estadual nº 5.213, de 5 de Janeiro de 1966, sendo governador, Ildo Meneghetti. Deve-se sua concepção ao farroupilha Bernardo Pires, em trabalho conjunto com José Mariano de Mattos.

As cores da bandeiras se devem à bandeira do Brasil (verde e amarelo) e a faixa vermelha que atravessa a bandeira na diagonal significa a Revolução que ocorreu entre o estado (República Rio-Grandense) e a República do Brasil.

Brasão de Armas

Brasão do Rio Grande do Sul

O Brasão foi adotado pelo mesmo decreto que instituiu o Hino e a Bandeira do Estado. Acredita-se que foi desenhado originalmente pelo padre Hidelbrando e em arte final pelo Major Bernardo Pires, sendo muito semelhante ao usado na época dos farrapos. O brasão é o mesmo que aparece no centro da bandeira estadual.

Sob o brasão, Lê-se o lema "Liberdade, Igualdade, Humanidade". Lema esse que tem origem na Maçonaria e na Revolução Francesa. No centro está um barrete frígio, um símbolo republicano desde a queda da Bastilha.

O brasão rio-grandense é o mesmo da época dos farrapos com algumas pequenas modificações. Por isso possui a inscrição "República Rio-Grandense", junto com a data do início da Revolução Farroupilha, 20 de setembro de 1835, data amplamente comemorada no estado.



Fonte: Wikipedia