"Educar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais...Entendo assim a tarefa primeira do educador: Dar aos alunos a razão para viver”.
RUBEM ALVES

domingo, 29 de maio de 2011

FESTAS JUNINAS

O mês de Junho é caracterizado por danças, comidas típicas, bandeirinhas, além das peculiaridades de cada região. É a festa junina, que se inicia no dia 12 de Junho, véspera do Dia de Santo Antônio e encerra no dia 29, dia de São Pedro. O ponto mais elevado da festa ocorre entre os dias 23 e 24, o Dia de São João. Durante os festejos acontecem as quadrilhas, os forrós, leilões, bingos e os casamentos caipiras.

A festa de São João brasileira é típica da Região Nordeste. A canjica e a pamonha são comidas tradicionais da festa na região, devido à época ser propícia para a colheita do milho. O lugar onde ocorrem os festejos juninos é chamado de arraial, um espaço ao ar livre cercado ou não, e onde há barracas ou um galpão adaptado para a festa.

As festas de São João são ainda comemoradas em alguns países europeus católicos, protestantes e ortodoxos. Em algumas festas européias de São João são realizadas a fogueira de São João e a celebração de casamentos reais ou encenados, semelhantes ao casamento fictício que é um costume no baile da quadrilha nordestina.

Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola

Confira mais sobre a Festa Junina:
Comidas Típicas da Festa Junina:
http://panelada.wordpress.com/2008/05/27/comidas-tipicas-de-festa-junina/

Curiosidades da Festa Junina:
http://www.qdivertido.com.br/verpesquisa.php?codigo=8

Origem da Festa Junina:
http://www.lunaeamigos.com.br/aconteceu/fj_origem.htm

Símbolos da Festa Junina:
http://www.felipex.com.br/cur_festa_junina.htm

Simpatias na Festa Junina:
http://ifolclore.vilabol.uol.com.br/simpatias/juninas01.htm

Outro site com informações sobre Festas Juninas que vale a pena dar uma olhada é:

sexta-feira, 13 de maio de 2011

PARA REFLETIR

A educação, a felicidade e o sonho

A primeira tarefa do professor é acordar a inteligência, provocá-la para que ela pense. É preciso que os alunos - não importa que sejam criança ou velhos - desenvolvam o fascínio pelos caminhos desconhecidos, a coragem para construir pontes sobre abismos, a paciência para desatar nós, a habilidade de resolver problemas, a ousdia de fabricar asas, a imaginação de preparar poções curativas. Que aprendam o domínio e a alegria das ferramentas: dos serrotes e martelos até as línguas e a ciência. Por meio delas, o mundo pode ser transformado e os homens mais felizes.

Os saberes são navios; não se constroem sem saberes e ciência. Mas os navios não são fins em si mesmos. Navios existem por causa das viagens. Antes que o navio fosse pensado e construído, houve o sonho de uma terra a que se chegar. O sonho de cruzar os mares precede a ciência de construir navios. A ciência existe por causa do sonho.

Autor:
Rubem Alves
Livro:
Do universo à jabuticaba

Para refletir...
Você tem um sonho? Qual o papel das tecnologias para a realização deste sonho? Deixe seu comentário.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

HOMENAGEANDO AS MÃES

No dia 07 de maio, a EMEF Irmã Maria Catarina prestou uma homenagem à todas as mães. Foi oferecido um chá e buffet de cachorro-quente. Alguns alunos fizeram apresentações às mães, demonstrando todo seu carinho e gratidão. O momento foi muito oportuno para estreitar os laços familiares entre mães e filhos, além de unir escola e comunidade. Nas fotos, momentos do encontro, muito gratificante a todos!

domingo, 8 de maio de 2011

SEM ERROS DE PORTUGUÊS

Que tal um jogo legal para ser trabalhado no laboratório de informática de sua escola? Pode ser uma bela oportunidade de estar ensinando Língua Portuguesa aos alunos. Acesse o link: http://educarparacrescer.abril.com.br/jogos/

terça-feira, 3 de maio de 2011

MÃES...

Que bom comemorarmos o DIA DAS MÃES. Só Deus sabe o quanto somos gratos a elas. A colega da nossa escola, professora Elizânia Lautert dos Santos compartilhou esta linda mensagem comigo. Decidi compartilhá-la com vocês também.A Força dos nossos pés
View more webinars from Luiz Dias