"Educar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais...Entendo assim a tarefa primeira do educador: Dar aos alunos a razão para viver”.
RUBEM ALVES

quinta-feira, 28 de abril de 2011

1/3 da hora-atividade é constitucional!

Na tarde desta quarta-feira (27), o plenário do Supremo Tribunal Federal concluiu o julgamento da ADI 4.167, no tocante ao parágrafo 4º do art. 2º da Lei 11.738, que versa sobre a destinação de, no mínimo, 1/3 (um terço) da jornada de trabalho do/a professor/a para a hora aula-atividade, rejeitando, assim, a tese da inconstitucionalidade proposta pelos cinco governadores considerados "Inimigos da Educação, Traidores da Escola Pública".

No início do mês, o STF já havia julgado constitucional a parte da Lei 11.738 que vincula o piso nacional aos vencimentos iniciais das carreiras de magistério de estados e municípios.

Mesmo considerando a hora aula-atividade constitucional, é possível que gestores descompromissados com a educação de qualidade não apliquem efetivamente o preceito da norma federal, em razão de a votação no STF não ter alcançado o quorum qualificado de seis votos. Nestes casos, os Sindicatos deverão ingressar com ação judicial nos tribunais estaduais, podendo eventuais recursos retornarem ao STF.

O desafio dos sindicatos é fazer com que a lei se cumpra. "É uma grande vitória da sociedade brasileira e dos educadores esse julgamento. A Lei tem um efeito positivo na qualidade do trabalho do professor, evitando o adoecimento desses trabalhadores. Agora a luta é para que haja o cumprimento definitivo por parte do governo", ressalta José Valdivino de Morais, secretário de Funcionários da APP-Sindicato, que esteve presente em Brasília.

A constitucionalidade da Lei demonstra uma vitória de mais de 200 anos da educação brasileira.

Lembramos, ainda, que a aplicação dos preceitos da Lei 11.738 - questionados na ADI 4.167 - não necessita aguardar o acórdão do relator. O cumprimento da decisão deve ser imediato.

Maiores informações:

http://www.jusbrasil.com.br/topicos/1000865/professor-hora-atividade

quinta-feira, 14 de abril de 2011

A Páscoa no Mundo

Os festejos da Páscoa em todo o mundo possuem variações em suas origens e significados.:
Na China
O "Ching-Ming" é uma festividade que ocorre na mesma época da Páscoa, onde são visitados os túmulos dos ancestrais e feitas oferendas, em forma de refeições e doces, para deixá-los satisfeitos com os seus descendentes.
Na Europa
As origens da Páscoa remontam a bem longe, aos antigos rituais pagãos do início da primavera (que no Hemisfério Norte inicia em março). Nestes lugares, as tradições de Páscoa incluem a
decoração de ovos cozidos e as brincadeiras com os ovos de Páscoa como, por exemplo, rolá-los ladeira abaixo, onde será vencedor aquele ovo que rolar mais longe sem quebrar.
Nos países da Europa Oriental, como Ucrânia, Estônia, Lituânia e Rússia
A tradição mais forte é a decoração de ovos com os quais serão presenteados amigos e parentes. A tradição diz que, se as crianças forem bem comportadas na noite anterior ao domingo de Páscoa e deixarem um boné de tecido num lugar escondido, o coelho deixará doces e ovos nesses "ninhos".

Nos Estados Unidos
A brincadeira mais tradicional ainda é a "caça ao ovo", onde ovos de chocolate são escondidos pelo quintal ou pela casa para serem descobertos pelas crianças na manhã de Páscoa. Em algumas cidades a "caça ao ovo" é um evento da comunidade e é usada uma praça pública para esconder os ovinhos.

No Brasil e América Latina
O mais comum é as crianças montarem seus próprios ninhos de Páscoa, sejam de vime, madeira ou papelão, e enchê-los de palha ou papel picado. Os ninhos são deixados para o coelhinho colocar doces e ovinhos na madrugada d
e Páscoa. A "caça ao ovo" ou "caça ao cestinho" também é utilizada.

Símbolos da PáscoaDo hebreu Peseach, Páscoa significa a passagem da escravidão para a liberdade. É a maior festa do cristianismo e, naturalmente, de todos os cristãos, pois nela se comemora a Passagem de Cristo - "deste mundo para o Pai", da "morte para a vida", das "trevas para a luz".Considerada, essencialmente, a Festa da Libertação, a Páscoa é uma das festas móveis do nosso calendário, vinda logo após a Quaresma e culminando na Vigília Pascal.

FonteMensagens e Poemashttp://mensagensepoemas.uol.com.br/pascoa/a-pascoa-no-mundo.html

domingo, 3 de abril de 2011

NA ERA DA TECNOLOGIA

A revista Nova Escola, em suas edições anteriores, trouxe algumas idéias muito interessantes sobre como trabalhar com a tecnologia em sala de aula, vale a pena conferir:

Mais sobre tecnologia

REPORTAGENS SOBRE O USO DE TECNOLOGIA NA ESCOLA

PLANOS DE AULA

REPORTAGENS GERAIS SOBRE TECNOLOGIA

ESCOLA IMAC TEM NOVA DIRETORA!

A EMEF Irmã Maria Catarina agora está de diretora nova. Foi eleita no dia 1º de abril, por votação, a professora Magda dos Santos Rodrigues. Aproveitamos para desejar a ela uma ótima gestão e esperamos poder colaborar, enquanto grupo de professores, buscando através da democracia, promover o sucesso escolar e o bem-estar de todos na escola.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

ELEIÇÃO DE DIRETOR DA ESCOLA

No dia 1º de abril deste ano ocorre na EMEF Irmã Maria Catarina a eleição para diretor da escola. As professoras Claudia Beatriz Daron e a professora Magda dos Santos Rodrigues são as concorrentes ao cargo. Após as 17h, quando se dará a contagem dos votos, saberemos quem será a nova diretora.
AGUARDEM!!!!

Confiram as duas candidatas e a Comissão Eleitoral trabalhando com muito empenho nesta eleição!!!