"Educar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais...Entendo assim a tarefa primeira do educador: Dar aos alunos a razão para viver”.
RUBEM ALVES

domingo, 26 de setembro de 2010

ESCOLA ABERTA À COMUNIDADE

No dia 25/09 a EMEF Irmã Maria Catarina abriu novamente suas portas à comunidade, em mais um Dia de Ação Global. Algumas entidades se fizeram presentes, prestando serviços gratuitamente, como: corte de cabelo, verificação de pressão arterial, teste de visão, orientações na área de enfermagem e odontologia, no combate à dengue, ao uso do álcool, orientando nas questões ambientais, realizando tatuagens, maquiagem, entre outros. A escola aproveita para agradecer a todos pelo empenho e disponibilidade e reforça o convite para que outras entidades também possam se engajar nestes tipos de projetos que trazem benefícios às comunidades mais necessitadas.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

LIVRO DO MÊS - SETEMBRO


Em Passo Fundo, o Projeto Livro do mês da Capital Nacional da Literatura anuncia a tração de setembro: a autora de livros infanto-juvenil Luciana Savaget, com o livro Enigmas de Huasao - uma história peruana. Na obra, a autora carioca narra com sensibilidade e beleza estética os enigmas que cercam a desolada e deserta vila de Huasao, localizada a noroeste de Cuzco, próxima ao famoso Machu Picchu. Por meio de Hilaria, moradora da região, narra fatos estranhos e misteriosos, fazendo nascer uma história tão enigmática e fantástica quanto os acontecimentos vividos pelos moradores da milenar aldeia.
Dia 23 de setembro, pela parte da manhã, o debate realizou-se no teatro do SESC Passo Fundo, com alunos e professores da rede municipal de ensino. Mais uma vez, nossa escola garantiu sua participação, possibilitando aos alunos das 5ª séries neste evento, com a leitura prévia do livro e discussão do mesmo em sala de aula. Alguns professores de outros componentes curriculares também fizeram parte desta preparação, levando aos alunos aspectos e costumes relacionados ao Peru.
São momentos assim, que proporcionam cidadania e garantem a qualidade de ensino às escolas que acolhem estas idéias e aceitam este desafio.
Aproveitamos para agradecer à Universidade Popular pelo empenho e pela oportunidade maravilhosa em podermos participar destes momentos enriquecedores.