"Educar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais...Entendo assim a tarefa primeira do educador: Dar aos alunos a razão para viver”.
RUBEM ALVES

quarta-feira, 30 de junho de 2010

PASSO FUNDO É MAIS EDUCAÇÃO



O Programa Mais Educação foi oficialmente implantado em Passo Fundo pela Prefeitura Municipal na manhã desta quarta-feira(30/06), em solenidade na Câmara Municipal de Vereadores. Com objetivo de melhorar o rendimento do aluno e o aproveitamento do tempo escolar, essa ação oferecerá atividades no contra-turno em 19 escolas municipais de ensino fundamental. Mais de 2 mil alunos serão beneficiados.

O objetivo do Mais Educação é ampliar o tempo e o espaço educacional dos alunos da rede pública. As escolas atendidas oferecem jornada integral, com atividades no contraturno. Essas atividades precisam estar relacionadas ao projeto político-pedagógico da escola e dialogar com a comunidade do entorno. As ações podem ocorrer na unidade escolar ou em outro espaço socioeducativo.
A partir de macrocampos, definidos pelo MEC, a escola tem liberdade para escolher as atividades ofertadas aos alunos. O projeto deve trabalhar com as seguintes áreas (macrocampos): meio ambiente; esporte e lazer; direitos humanos e cidadania; cultura e artes; inclusão digital; saúde, alimentação e prevenção. Para saber mais sobre o Programa, visite o site http://portal.mec.gov.br/

A EMEF Irmã Maria Catarina também faz parte deste programa, atendendo neste semestre 100 alunos dos 4º e 5º anos e 8ª série da escola, sob a coordenação da professora Claudia Valiati.

domingo, 27 de junho de 2010

SITES QUE EDUCAM

Texto

Marina Azaredo

Evite que o computador vire uma babá eletrônica para o seu filho

Seu filho faz parte da chamada "geração Y". Também conhecida como geração da Internet, ela é composta por nascidos depois da década de 80 e tem como principal característica o seu crescimento em uma época de grandes avanços tecnológicos. Isso quer dizer que o computador faz ou fará parte da rotina dele (como a TV talvez tenha feito da sua). "As crianças e os adolescentes de hoje são nativos do computador e da internet. Já os adultos são imigrantes. São relações muito diferentes", afirma a Melina Veiga, especialista em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação e professora do Centro Universitário UniÍtalo e professora de Informática do Colégio Santa Marcelina, em São Paulo.

O tempo passado na Internet pode ser voltado para o aprendizado e a aquisição de conhecimentos. Há diversos sites que incentivam o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes, ampliando o seu universo cultural. Combinando informação com diversão, eles são, também, um excelente passatempo, que podem entreter e divertir os jovens. "Há conteúdos muito ricos na internet, para todas as idades. Acessando sites adequados para a faixa etária, crianças e adolescentes poderão aproveitar o que há de melhor na rede", diz Helena Cortês, professora da Faculdade de Educação da PUC-RS.


É justamente por isso que os pais devem participar mais dessa navegação, dessa exploração do mundo, orientando os filhos e fazendo uma mediação durante os momentos em que ele usa o computador. Mesmo em sites seguros, de conteúdo educativo, pode haver "falha" na segurança. Sites voltados para crianças com comunidades que possibilitam a interação entre os internautas, por exemplo, precisam de moderação e de um bom sistema de cadastro. "Um dos maiores perigos da internet é a pedofilia. Em comunidades e sites de relacionamento, as crianças correm risco de se relacionar com pessoas mal intencionadas", alerta a educadora Luciana Allan, diretora técnica do Instituto Crescer para a Cidadania.


Outra recomendação das educadoras é que os pais atentem ao excesso de publicidade em determinadas páginas - há um projeto de lei em tramitação no Congresso que proíbe qualquer tipo de comunicação mercadológica voltada para crianças. "O apelo ao consumo por parte das crianças é algo condenável", afirma Maria Ângela Barbato Carneiro, professora da Faculdade de Educação da PUC-SP. Também é bom prestar atenção no tempo passado em frente ao computador. "É preciso evitar que o computador se transforme em uma babá eletrônica. Ele deve ser apenas um dos muitos recursos usados na Educação de crianças e adolescentes", recomenda Helena Cortês.


A equipe do
Educar para Crescer fez uma lista de sites educativos para crianças e adolescentes e solicitou a avaliação de cinco especialistas em Educação:

  • Adriana Bruno, professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Helena Cortês, professora da Faculdade de Educação da PUC-RS
  • Luciana Allan, diretora técnica do Instituto Crescer para a Cidadania
  • Maria Ângela Barbato Carneiro, professora da Faculdade de Educação da PUC-SP
  • Melina Veiga, especialista em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação e professora do Centro Universitário UniÍtalo e professora de Informática do Colégio Santa Marcelina, em São Paulo

Veja a seleção de sites para crianças e adolescentes avaliados pelas educadoras. Preste atenção às recomendações e divirta-se com o seu filho!

Para ler, clique nos itens abaixo:

Atividades Educativas

Brinque Book

Club Penguin

Cocoricó

Discovery Kids Brasil

EcoKids

Guia do Estudante

Guia dos Curiosos

Jogos Educativos

Máquina de Quadrinhos da Turma da Mônica

Menino Maluquinho

Mosaico.Edu

Pequeno Artista

Pintores Famosos

Q Divertido

Recreio

Senninha

Sítio do Pica-Pau Amarelo

Smart Kids

Só Matemática

TV Rá Tim Bum

Unicef Kids

UOL Crianças

Zoológico de São Paulo


domingo, 20 de junho de 2010

BULLYING

A Escola, preocupada com a incidência elevada do bullying escolar na sociedade, o qual vem ocasionando, tanto em alunos quanto em professores doenças psíquicas como: pânico e a fobia escolar, assim como o stress emocional, está desenvolvendo ações que visam combater esta grave situação.
No mês de junho, os alunos do Grêmio Estudantil iniciaram um processo de capacitação, visando
realizar um trabalho alertando aos colegas de todas as turmas sobre as consequências dessa prática, que vem afetando principalmente os jovens. Foram elaborados cartazes ilustrativos e divulgados estudos sobre um folder a respeito do projeto de lei anti bullying.
No decorrer do ano, estarão sendo realizadas mais atividades a respeito do tema, contempladas num grande projeto que está sendo desenvolvido pela Escola, denominado Cuidand
o da Vida.As fotos ilustram uma parte deste trabalho.

terça-feira, 15 de junho de 2010

OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA

Após realizarem a prova das Olimpíadas de Matemática, alguns de nossos alunos foram classificados para a segunda fase. São eles:
Nível 1: Jackson Ramos Alves, Gabriel da Silva Granja, Ana Joice da Silva Lourenço, Willian Fernandes dos Santos e Cleiton Matias da Cunha Pires.
Nível 2: Lucas Pinkoski dos Santos, Diônatan de Assis Soares e Ânderson da Silva Granja.
PARABÉNS A TODOS E CONTINUAREMOS A TORCER POR VOCÊS NA PRÓXIMA FASE!

segunda-feira, 14 de junho de 2010

SOBRE FESTAS JUNINAS

Para saber mais sobre as Festas Juninas, uma sugestão é acessar o site http://www.festajunina.com.br. Lá, podemos encontar receitas, a origem das festas, simpatias junias e conhece as outras festas pelo Brasil. Vale a pena conferir.

FESTAS JUNINAS

A Globo News exibiu um documentário sobre Festa Junina, mostrando como
surgiram as festas e as diferentes formas de comemoração pelo país.
Um excelente recurso para entender o porquê de termos estas festas nas escolas.

Assista, clicando neste link.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

COPA DO MUNDO 2010


A copa do mundo 2010 está chegando. A abertura acontece dia 10/06. E nós, como bons brasileiros torcedores, não vamos ficar de fora, não é mesmo? Nas escolas, há muito a aprender e estudar sobre o assunto. Há muito material na rede que pode ser usado em um projeto interdisciplinar, no período da Copa do Mundo 2010. Convide os colegas de outras disciplinas para participar do projeto, para que os alunos possam conhecer um pouco da história e da diversidade cultural africana. O primeiro trabalho é conhecer a África do Sul,contextualizando o trabalho. Aqui vão algumas dicas para localizar informações:
Se precisar de mais informações consulte:
a Wikipedia,neste link e o portal África na Escola, clicando aqui.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

O5 DE JUNHO


No dia 05 de junho comemora-se o dia do meio ambiente.

A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas.

A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, onde a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, onde a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.

Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.

A importância da data é devido às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.

A partir de 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da secretaria especial do meio ambiente, para levar à população informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza.

Mas em face da vida moderna, os prejuízos ainda estão maiores. Uma enorme quantidade de lixos é descartada todos os dias, como sacos, copos e garrafas de plástico, latas de alumínio, vidros em geral, papéis e papelões, causando a destruição da natureza e a morte de várias espécies animais.

A política de reaproveitamento do lixo ainda é muito fraca, em várias localidades ainda não há coleta seletiva; o que aumenta a poluição, pois vários tipos de lixos tóxicos, como pilhas e baterias são descartados de qualquer forma, levando a absorção dos mesmos pelo solo e a contaminação dos lençóis subterrâneos de água.

É importante que a população seja conscientizada dos males causados pela poluição do meio ambiente, assim como de políticas que revertam tal situação.

E cada um pode cumprir com o seu papel de cidadão, não jogando lixo nas ruas, usando menos produtos descartáveis e evitando sair de carro todos os dias. Se cada um fizer a sua parte o mundo será transformado e as gerações futuras viverão sem riscos.

Por Jussara de Barros
Graduada
em Pedagogia
Equipe Brasil
Escola