"Educar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais...Entendo assim a tarefa primeira do educador: Dar aos alunos a razão para viver”.
RUBEM ALVES

domingo, 31 de maio de 2009

TRABALHOS

As prôs da nossa escola desenvolvem trabalhos maravilhoos com seus alunos. Vejam este texto coletivo que foi realizado pela turma 41, com orientação da professora Marlise Meyer de Bastos:

sábado, 30 de maio de 2009

QUEREMOS FORMAÇÃO!

Durante a manhã do dia 30 de maio, as professoras mais uma vez estiveram reunidas para levarem adiante seus projetos de formação em serviço. Nesta manhã, a assessoria foi do Dr. Marccus Vinícius Loguércio - Neuropediatra, que faz parte do Serviço Integrado de Estimulação Neuropediátrica. Na oportunidade, Dr Marccus dirigiu sua fala para o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade). Igualmente à anterior, foi uma manhã bastante proveitosa, na qual as professoras puderam esclarecer suas dúvidas e realizar questionamentos em relação às atitudes e aos encaminhamentos a serem tomados em relação a alguns alunos que apresentam TDAH. Como o assunto é bastante polêmico e o tempo foi curto para tamanhas discussões, Dr. Loguércio se colocou à disposição para dar continuidade ao tema, em outra oportunidade, sendo a sugestão plenamente aceita pelo grupo. Frisou também, que pelo seu conhecimento, é a primeira escola em Passo Fundo a se preocupar com este assunto e trazer profissionais qualificados para trabalhar com os professores neste sentido.

PROFESSORES EM FORMAÇÃO

No dia 23 de maio as professoras da escola Irmã Maria Catarina estiveram reunidas numa manhã de formação, contando com a assessoria da professora da ULBRA Naime Pigatto - Pedagoga e Psicopedagoga, Especialista em Direito da Criança e do Adolescente, Mestre em Educação. Na ocasião, a professora Naime abordou sobre a metodologia de projetos e a sua aplicabilidade numa aprendizagem colaborativa. A manhã de estudos foi bastante proveitosa, visto que a escola já vem há algum tempo fazendo a tentativa de trabalhar por projetos em sala de aula. Com certeza, deste encontro, todas saímos fortalecidas e com mais condições de avançarmos na nossa prática diária.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

AMIGOS E LIVROS

Devemos buscar amigos como buscamos livros.
Acertar na procura.
Não exija que sejam muitos.
Mas que sejam bons.
Não exija que sejam ricos,
Mas que sejam fiéis.
Não exija que tenham boa profissão,
Mas sim, bom coração.

Ana Amélia Mota

PARA REFLETIR...


"O estudo da gramática não faz poetas. O estudo da harmonia não faz compositores. O estudo da psicologia não faz pessoas equilibradas. O estudo das "ciências da educação" não faz educadores. Educadores não podem ser produzidos. Educadores nascem."
Rubem Alves

"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

"Educar es depositar en cada hombre toda la obra humana que le ha antecedido." (José Martí)

"Daqui a cinco anos você estará bem próximo de ser a mesma pessoa que é hoje, exceto por duas coisas: os livros que ler e as pessoas de quem se aproximar"
(Charles Jones)

"Três classes de pessoas que são infelizes:
a que não sabe e não pergunta,
a que sabe e não ensina,
a que ensina e não faz"
(V. Beda)

" O homem não morre quando deixa de viver, mas sim quando deixa de amar".(Charles Chaplin )














quarta-feira, 20 de maio de 2009

REFORMA ORTOGRÁFICA

O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa:
As novas regras ortográficas já estão valendo desde o dia 1º de janeiro de 2009, e de acordo com o decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, haverá um período de transição até 2012 em que serão válidas as duas formas de escrever: a antiga e a nova.
Acentuação dos ditongos das palavras paroxítonas
Some o acento dos ditongos (quando há duas vogais na mesma sílaba) abertos éi e ói das palavras paroxítonas (as que têm a penúltima sílaba mais forte):
idéia - ideia
bóia - boia
asteróide - asteroide
Coréia - Coreia
platéia - plateia
assembléia - assembleia
heróico - heroico
estréia - estreia
paranóia - paranoia
Européia - Europeia
apóio - apoio
jibóia - jiboia
jóia - joia
ATENÇÃO! As palavras oxítonas como herói, papéis, troféu mantêm o acento.

Acento circunflexo em letras dobradas
Desaparece o acento circunflexo das palavras terminadas em êem e ôo (ou ôos):
crêem - creem
lêem - leem
dêem - deem
vêem - veem
prevêem - preveem
enjôo - enjoo
vôos - voos

Acento agudo de algumas palavras paroxítonas
Some o acento no i e no u fortes depois de ditongos (junção de duas vogais), em palavras paroxítonas:

baiúca - baiuca
bocaiúva - bocaiuva
feiúra - feiura

ATENÇÃO! Se o i e o u estiverem na última sílaba, o acento continua como em: tuiuiú ou Piauí

Acento diferencial
Some o acento diferencial (aquele utilizado para distinguir timbres vocálicos):

pêlo - pelo
pára - para
pólo - polo
pêra - pera
côa - coa

ATENÇÃO! Não some o acento diferencial em pôr (verbo) / por (preposição) e pôde (pretérito) / pode (presente). Fôrma, para diferenciar de forma, pode receber acento circunflexo.

Acento diferencial
Some o acento diferencial (aquele utilizado para distinguir timbres vocálicos):

pêlo - pelo
pára - para
pólo - polo
pêra - pera
côa - coa

ATENÇÃO! Não some o acento diferencial em pôr (verbo) / por (preposição) e pôde (pretérito) / pode (presente). Fôrma, para diferenciar de forma, pode receber acento circunflexo.

Acento agudo no u forte
Desaparece o acento agudo no u forte nos grupos gue, gui, que, qui, de verbos como averiguar, apaziguar, arguir, redarguir, enxaguar:

averigúe - averigue
apazigúe - apazigue
ele argúi - ele argui
enxagúe você - enxague você

ATENÇÃO! As demais regras de acentuação permanecem as mesmas.

Alfabeto
Inclusão de três letras
Passa a ter 26 letras, ao incorporar as letras “k“, “w” e “y“.

Grafia de Portugal
Alterações limitadas a Portugal
Desaparecem o c e o p de palavras em que essas letras não são pronunciadas:

acção - ação
acto - ato
adopção - adoção
óptimo - ótimo

Eliminação do hífen em alguns casos
O hífen não será mais utilizado nos seguintes casos:
1. Quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com uma vogal diferente:

extra-escolar - extraescolar
aero-espacial - aeroespacial
auto-estrada - autoestrada

2. Quando o segundo elemento começa com s ou r, devendo estas consoantes serem duplicadas:

anti-religioso - antirreligioso
anti-semita - antissemita
contra-regra - contrarregra
infra-som - infrassom

ATENÇÃO! O hífen será mantido quando o prefixo terminar em r-Exemplos: hiper-requintado, inter-resistente, super-revista.

Extinção do trema
Desaparece em todas as palavras:

freqüente - frequente
lingüiça - linguiça
seqüestro - sequestro

ATENÇÃO! O trema permanece em nomes como Müller ou Citröen.

Fonte: http://www.reformaortografica.com/

quinta-feira, 14 de maio de 2009

domingo, 10 de maio de 2009

HOMENAGEM ÀS MÃES

No dia 09 de maio, à tarde, as mães dos alunos da escola participaram de uma homenagem a elas dedicada . De início, assistiram a um vídeo produzido pela professora Vânia Vedana, a partir de fotos tiradas dos alunos em atividades durante a semana, em que os mesmos prestavam sua gratidão e demonstravam seu amor a elas. Após, tiveram a maravilhosa experiência de assistir ao Coral Ricordi Di Itália, o qual brilhantemente fez sua apresentação, cantando várias músicas às pessoas presentes. Para concluir, particiram de um chá a elas oferecido. Todas saíram encantadas e maravilhadas com a tarde que tiveram. Nós, professoras e funcionárias da escola também! Atividades como esta engrandecem o trabalho da escola e provam que escola e família podem fazer boas parcerias, sim. Esperamos que tardes como estas se repitam e que possamos sempre contar com todas as famílias em nosso dia-a-dia. Confira nestas fotos alguns momentos:

PENSANDO NAS MAMÃES...

Durante a semana, os alunos da escola trabalharam em diversas atividades, prestando suas homenagens às mães. Todas as turmas envolveram-se com entusiasmo e dedicação. Os alunos do 1º ano pintaram camisetas às mães e confeccionaram flores para serem entregues às mães. Outros alunos, por interesse próprio, personalizaram caixinhas para presentear as mamães.