"Educar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais...Entendo assim a tarefa primeira do educador: Dar aos alunos a razão para viver”.
RUBEM ALVES

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

CORAL DO IMAC

Por ocasião da 22ª Feira do Livro de Passo Fundo, os alunos que integram o coral da Escola estiveram se apresentando no evento. Cantaram quatro músicas e encantaram as pessoas presentes. Parabéns a todos!
Confira nas fotos:

INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

Durante a 22ª Feira do Livro, no dia 09 de novembro de 2008,às 17 hs ocorreu o lançamento do livro Tecendo caminhos em informática na educação: formando professores autores. A obra tem autoria da professora e doutora em Informática na Educação Ana Carolina Bertoletti de Marchi. Ao evento, compareceram os professores municipais que tiveram seus textos publicados no livro, tendo direito a receber dois exemplares dos mesmos. Este feito é de grande importância para todo o magistério municipal de Passo Fundo, visto que a informática nas escolas está em crescente expansão, No livro, encontram-se relatos de experiências de professores, realizadas em determinadas escolas da cidade, aliando o trabalho da sala de aula com o trabalho nos laboratórios das escolas, buscando promover propostas interdisciplinares e promovendo desta forma, a inclusão digital, social e o aprofundamento dos conhecimentos dos alunos. Para as pessoas interessadas, a bibliografia do livro:

DE MARCHI, Ana Carolina Bertoletti. TRENTIN, Marco Antônio Sandini (Org.). Tecendo caminhos em informática: formando professores autores. Passo Fundo: Ed. Universidade de
Passo Fundo, 2008.
OBS.: As professoras Vânia Maria Bassi Vedana e Cláudia Beatriz Daron, pertencentes a esta escola têm seu texto publicado na pág. 168, entitulado: Alfabetização, aprendizagem e tecnologia. Vale a pena conferir o livro.


sábado, 8 de novembro de 2008

SEMINÁRIO ANOS INICIAIS

Dia o7 de novembro de 2008,várias professoras da escola estiveram apresentando seus trabalhos no Seminário Municipal dos Anos Iniciais, ocorrido na Universidade de Passo Fundo, relatando como trabalham a partir da metodologia de projetos em sala de aula.

A professora Lussani Stivanin, do 3º ano, apresentou o projeto Operando com a Multiplicação, expondo também um pôster a respeito do trabalho.

A professora Enielise Flores relatou sua experiência com o 1º ano, com o projeto O Folclore em nossa turma.

A professora Clair Jacques apresentou seu trabalho realizado com as 4ª séries com o projeto As crianças e o chimarrão.

As professoras Claudia Valiati, Vânia Vedana, Analice Proença e Ivone Almeida relataram as atividades realizadas com os alunos da Escolarização em Tempo Integral, apresentando os projetos Alimentos, Sentimentos e Musicalização.

O seminário foi muito proveitoso, no sentido da troca de experiências, conhecimentos e mesmo de valorização do trabalho dos professores em geral que atuam nas escolas municipais de Passo Fundo.

O vídeo a seguir mostra alguns momentos das atividades realizadas com os alunos do tempo integral, nos três diferentes projetos anteriormente citados e trabalhados durante o ano.